Seminário Nacional de História da Matemática: Sua História
O Seminário Nacional de História da Matemática foi fundado em Janeiro de 1988, no seguimento das comemorações do bicentenário do falecimento do distinto matemático português José Anastácio da Cunha (1744-1787), as quais se realizaram em vários pontos do País, nomeadamente em Coimbra, Évora e Lisboa. Conscientes de importantíssimas lacunas no que dizia respeito à divulgação e investigação em História da Matemática no nosso País, e muito em especial no que dizia respeito à Matemática Portuguesa, membros das Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Minho decidiram criar uma estrutura adaptada às circunstâncias que promovesse a elaboração de uma rede nacional de contactos entre os interessados e investigadores em História da Matemática, e simultaneamente promovesse a colaboração e intervenção em temas nessa área. Não foi esquecida a importante necessidade de integração na comunidade internacional dos historiadores da Matemática, evidenciada pela presença em todos os Encontros Nacionais de investigadores de outros países. Desde meados dos anos 90 o Seminário passou a constituir uma secção da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Para além dos Encontros Nacionais, desde 1993 o Seminário tem mantido uma colaboração com os investigadores brasileiros de História da Matemática, tendo até hoje conjuntamente organizado oito Encontros Luso-Brasileiros de História da Matemática, com publicação das respectivas Actas, com excepção das do 3.º Encontro, havendo ainda a possibilidade de virem a ser publicadas em 2022. As do oitavo Encontro, realizado no Brasil, em 2018, foram publicadas no fim de 2021.
Nos três primeiros Encontros e nos quatro últimos foram tidas em conta duas vertentes, igualmente importantes, dos objectivos do SNHM: a divulgação e a investigação, pelo que nesses Encontros houve sempre a inclusão de conferências sobre temas de investigação, a par de outras mais generalistas, bem como a realização de mini-cursos. O 4º Encontro, realizado em 2004 no Brasil, teve uma matriz diferente. Considerando que o número de investigadores em História da Matemática nos dois países tinha aumentado significativamente desde a organização do primeiro Encontro, em 1993, foi considerado benéfico para a mobilização desse mesmo corpo de investigadores organizar um Encontro totalmente dedicado a temas de investigação em História da Matemática.
Em 2013 teve lugar em Espanha, em Santiago de Compostela, durante a realização do Encontro Nacional da Real Sociedade Matemática Espanhola, o 1.º Encontro Ibérico de História da Matemática. Este Encontro, iniciando uma colaboração já há muito devida com os nossos colegas espanhóis, realiza-se periodicamente de três em três anos, alternadamente em em Espanha e em Portugal. Até à data realizaram-se três Encontros.
Saber mais sobre os restantes encontros aquiPrograma
Imprimir Caderno de Resumos do 35º Encontro do SNHM
Sexta feira | 17/06 | 10h30 às 12h30
Visita guiada à cidade de Gouveia, incluindo casa judaica e museus.
Sábado | 18/06 | 10h30 às 12h30
Visita ao Cervas.
Alojamento
Localização
Gouveia
Endereço:
Inscrições
Contactos
CIUHCT, DM da FCUL
lmsaraiva@fc.ul.pt
Centro de Matemática, Universidade do Minho
jcd@math.minho.pt
CITEUC, Universidade de Coimbra, Portugal
fernandobfigueiredo@gmail.com
Instituto de Gouveia - Escola Profissional
jose.torres@igep.pt
Instituto de Gouveia – Escola Profissional, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, UIED
alexsofiarod@gmail.com
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, UIED
ajs.mcr.almeida@gmail.com
Instituto de Gouveia – Escola Profissional, Agrupamento de Escolas de Pinhel
antonio.marques@igep.pt
Instituto de Gouveia – Escola Profissional
cristina.bartolomeu@igep.pt